top of page

Por que enviar equipes de curto prazo ao Japão?

 

Equipes missionárias de curto prazo não são uma novidade, vemos movimentos parecidos com estes desde o período bíblico, podemos pensar na curta missão de Jonas quando foi pregar aos ninivitas, podemos lembrar de Jesus enviando os setenta em uma curta jornada missionária, nos dias atuais a Jocum tem sido uma das agências missionárias que mais tem mobilizado este tipo de ação desde os anos 60, mobilizando jovens no período de férias escolares ou do trabalho a participarem de missões evangelísticas de curto prazo.

 

Mas por que no Japão equipes como estas são importantes na difusão do evangelho?

 

Equipes de prático de escolas como a ETED, FMA, EACV, ELAD entre outras, são uma grande ferramenta para o serviço nas igrejas locais, esses times tem utilidade ao darem seminários de evangelismo, artes com o propósito missional, aulas dos mais diversos assuntos, desde perdão, paternidade de Deus, emoções restauradas, vícios, comunicação, bíblia entre outros, podendo também servir no louvor, escola dominical, no cuidado com as crianças, entre tantas atividades que podem ser confiadas a estas equipes, abençoando assim a igreja local, ajudando os pastores que muitas vezes estão sobrecarregados. Algo muito importante que ocorre durante o período em que essas equipes estão nas igrejas é que Deus começa a chamar alguns jovens das igrejas que estão sendo servidas para que eles tornem-se também colaboradores com o trabalho missionário, seja na realidade local, seja através de um chamado integral através da Jocum ou qualquer outra agência missionária.

 

Equipes de curto prazo trazem um refrigério para os obreiros que estão servindo em tempo integral onde muitas vezes não estão conseguindo enxergar os frutos que estão sendo gerados através do trabalho fiel que estão fazendo diariamente, como diz em 2 Co 3.6 “Eu plantei; Apolo regou; mas foi Deus quem deu o crescimento” 

É Deus quem dá o crescimento, o trabalho em conjunto de obreiros de longo prazo e de curto é fundamental para que a obra avance, não importa quem fez mais ou menos, o importante é que vidas sejam alcançadas para a glória de Deus. Portanto, equipes de curto prazo ajudam nos trabalhos da Jocum que estão sendo desenvolvidos na realidade local.

 

Estrangeiros são apreciados pelos japoneses, é claro que quando estes respeitam as questões culturais, os costumes, o jeito japonês de ser. Nós não temos a intenção de nos tornar japoneses, se a gente fizesse dessa forma qual a diferença faríamos? Porém, é importante o respeito entre as culturas e quando os missionários de curto prazo conseguem fazer isto eles tem um grande chance de trazer uma palavra de amor, falar sobre Jesus e demonstrar com atitudes como é ser um cristão. 

 

Venha com uma equipe, não precisa necessariamente ser uma equipe da Jocum, o importante é que você venha disposto a servir, a entender que não é um tempo de turismo e compras, apesar de haver tempo para estas coisas. Nós faremos o possível para te receber bem, lembrando que é uma viagem missionária, não haverá luxo, porém com certeza carinho e dignidade durante sua estadia.

bottom of page